domingo, 5 de agosto de 2012

Kinesio Taping – O que são estes adesivos coloridos e para que serve?


A Kinesio Taping (fita adesiva ou bandagem) tornou-se uma febre mundial e estar chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente dos atletas. Nessa olimpíadas de Londres 2012, podemos ver muito claramente o aumento da utilização desse método por vários atletas.
Método inventado pelo Dr. Kenzo Kase na década de 70, no Japão e que foi utilizado primeiramente em clínicas de reabilitação, entre as sessões de quiropraxia.
Chamando a atenção em vários eventos esportivos o kinesio taping é uma fita adesiva que, possui diversas cores, tornando-se uma febre entre os atletas de alta performance.
Apesar de muitos fisioterapeutas recomendarem, muitas pessoas desconfiam de sua aplicação.
Este método ajuda no processo de recuperação dos músculos e articulações fazendo uso da aplicação de uma bandagem adesiva que permite fazer compressão para prevenir lesões, acelerar o processo de recuperação de atletas e aumento da circulação sanguínea na área onde foi aplicada.
A Kinesio taping é um método oriental que utiliza fitas adesivas para tratar lesões traumáticas de nervos e músculos, dando ao mesmo tempo suporte e estabilidade para os músculos e articulações, permitindo que o atleta desenvolva suas atividades sem nenhuma restrição.
A fita teve suas propriedades baseadas no estudo da cinesiologia (estudo do movimento).
Independentemente do perfil do paciente é indicada em lesões agudas e crônicas, com objetivo de dar suporte e estabilização muscular, permitindo uma melhor recuperação.
Esta fita não é composta por nenhuma substância química, tornando-se um produto terapêutico natural. É feita de 100% algodão, possui elasticidade 40% maior que o tamanho normal, tem um tempo de fixação na pele de 3 a 7 dias. Esta fita foi desenvolvida para imitar a propriedade da pele.
Segundo profissionais fazer o curso de kinesio taping é fundamental para saber como funciona a técnica, aproveitando o máximo sua função.  “Ele ajuda no suporte muscular para que esta musculatura tenha um melhor desempenho e a estabilização desta articulação envolvida na lesão”.

Principal função 

Reduzir as tensões atuantes sobre o músculo e articulação, ajuda a facilitar o fluxo linfático, durante as 24h do dia, e permite a plena mobilidade e reforça a estabilidade da lesão muscular ou articular dando-lhe maior suporte para realizar sua atividade normalmente. 

Indicado 

Para tratamento de lesões articulares, musculares, neurológicas e ligamentares e também na redução da inflamação, linfedema, tendinite, lesão muscular, estabilizar articulação, drenagem, redução de edema e relaxamento muscular 

Contra-indicação 

Pele com ferida exposta, alguns idosos e recém-nascidos, cuidado com a tensão aplicada na fita com lesões na fase inflamatória. 

É usado para 

Reeducar o sistema neuromuscular, reduzir a dor, melhore o desempenho, prevenir lesões, promover a melhoria da circulação e cura, pode ser usada durante ou após os treinos e dura até cinco dias mesmo que seja molhada no banho. 

Atuação 

Sistema neurológico, sistema muscular e na circulação sanguínea e linfática, além da temperatura corporal. 

É importante tratar o músculo a fim de recuperar com maior rapidez, podendo ativar o próprio processo de auto cura do corpo. 

Principais efeitos 

Corrigir a função do músculo – melhora a função do músculo fraco dando suporte, ou relaxando o músculo muito contraído. 

Melhorar a circulação sanguínea e linfática - auxilia na absorção de edema e hematoma. 

Alívio da Dor - Supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da bandagem. 

Melhorar a posição articular - A articulação é deslocada devido à tensão anormal muscular. O uso da bandagem no músculo permite uma melhora da função da fáscia e do músculo, consequentemente melhorando a posição articular. 

Modo de Aplicação 

Localize a região afetada; retire o papel de proteção da bandagem; o músculo deve ser alongado e a bandagem pouco tensionada; aplique a bandagem sobre a pele; esfregue a bandagem para ativar a cola. 

Em atividades esportivas deve ser aplicada 20 minutos antes para um resultado mais eficaz. 

Funciona como estímulo mandado para o cérebro semelhante ao contato feito ao esfregar ou apertar uma parte dolorida do corpo. Ela também ajuda na contração e relaxamento muscular. Isso ocorre porque a bandagem tem ondulações que elevam a pele, melhorando a circulação. Pode ficar presa no corpo de poucas horas até cinco dias. 

Antes de sair comprando é bom consultar um profissional especializado (um fisioterapeuta ou um ortopedista) para orientá-lo melhor na utilização deste produto. A Kinesio Tape está disponível nas cores preto, azul, rosa e cor da pele, e os preços variam entre 45 e 65 reais. Lembre-se a Kinesio Taping não é remédio. 

Deve-se ter conhecimento desta técnica, e para isto deve ser feito um curso. Assim o profissional poderá fazer a aplicação correta desta fita nos lugares certos do corpo lesionada. Saberá onde e como usá-la


Onde comprar:
http://www.netshoes.com.br
http://www.kinesio.net.br/
http://www.fisiostore.com.br/
http://www.lojadomedico.com.br/loja/index.php/
Para saber mais acesse: http://www.kinesiotaping.com/
Fonte: educação física; revista budo; politecsaude; runners world

Um comentário:

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."