domingo, 28 de dezembro de 2014

A troca de faixa no karate


O processo de troca de faixa consiste em analisar o conhecimento e a técnica adquirida ou treinada até aquele nível.
Para os alunos este momento é o mais esperado do ano. É como fazer uma prova final ou passar no vestibular.
Esta avaliação de troca de faixa mostra ao aluno que não se aprende tudo de vez, que existem etapas, níveis a serem ultrapassados, assim como nos games ou na escola.
No Brasil a ordem de troca de faixa passa-se pela branca, amarela, vermelha, laranja, verde (e estágios para menores de 18 anos), roxa, marrom e preta. Isto para o estilo shotokan. Nos outros estilos acontece uma variação desta ordem ou de cores ou das duas. Como exemplo fizemos uma tabela comparativa entre as faixas dos estilos shotokan, shorin e goju ryu.

Kyu
SHOTOKAN
SHORIN RYU
GOJU RYU
Branca
Branca
Branca
Amarela
Vermelha (até 9 anos)
Amarela
Amarela (10 anos acima)
Vermelha
Laranja
Laranja
Laranja
Azul
Azul
Verde
Verde
Verde
Verde estágios I, II, III
Verde estágios I, II, III
Verde estágios I, II, III
Roxa
Roxa
Roxa
Marrom
Marrom
Marrom

Cada escola possui um sistema de exame, além disso, podemos incluir as exigências e os requisitos básicos para que possam fazer a troca de faixa.
As faixas coloridas são chamadas de kyu e começam a ser contadas de forma decrescente 7º kyu até 1º kyu (que é a faixa marrom), a partir da preta começa a ser contada de forma crescente e é chamada de Dan. Então fica assim: faixa preta 1º Dan, faixa preta 2º Dan e assim por diante.
Lembre-se nem todas as escolas são iguais, o que pode ser em uma, pode ser diferente na outra, por exemplo, se uma o faixa laranja é 4º kyu na outra pode ser 5º kyu.

Porque nem todos mudam de faixa ou graduação? 
Um dos principais motivos é que nem todos os alunos estão preparados ou então o tempo de treino de um é maior do que o outro.
Para quem muda de graduação não pense que já dominou todas as técnicas que aprendeu, pois as técnicas antigas têm a função de completar as novas, para isso devem-se treinar estas técnicas constantemente assim poderá chegar perto da perfeição. 
Lembre-se, os verdadeiros professores observam nos alunos seu comportamento em geral, sua dedicação ao estudo teórico e prático, e o respeito ao próximo, tudo isso é mais importante do que a cor da faixa.
Cada Federação tem um procedimento para realizar um exame de graduação em sua academia ou associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."