segunda-feira, 25 de maio de 2015

Conheça mais uma base do karate – Kokutsu dachi

Dando continuidade sobre as bases do karate, iremos falar sobre a base kokutsu dachi ou postura para trás ou recuada. Esta base é muito eficaz para bloqueio quando se movem para trás, ou para deixar o corpo em uma posição segura, fora do alcance do adversário.
Para que a técnica seja executada de forma correta, a distribuição do peso deve ser 30% no pé dianteiro e 70% no pé traseiro. De acordo com Nakayama, “Os pés são afastados com o joelho do pé de trás inclinado e a perna dianteira levemente estendida para frente. Os quadris são abaixados e as costas mantidas eretas numa posição semifrontal. Esta postura é particularmente eficaz para impedir os ataques de frente.”
Segundo Nakayama, “Ao mover-se da posição avançada para trás, a perna de trás é a perna-pivô. Recue firmemente os quadris, como se o seu peso fosse ser suportado pelo calcanhar do pé-pivô, levando ao mesmo tempo o pé para trás num arco raso para dentro. Os quadris giram juntos para a posição semivoltada para frente. Como os quadris giram com especial facilidade, esse movimento é mais usado para o bloqueio.”




Fonte: Livro: o melhor do karate – fundamentos vol.2, Nakayama, Masatoshi;
Livro: o melhor do karate – visão abrangente-práticas vol.1, Nakayama, Masatoshi