domingo, 3 de janeiro de 2016

Conheça primeiro kata do estilo Shotokan – Heian Shodan (平安初段)

Desenvolvido a partir do kata superior kanku daí o kata heian shodan pode ser traduzido como o primeiro kata da série Heian (paz e tranquilidade). A palavra Shodan significa primeiro nível, onde sho significa primeiro/ínicio e dan – grau/nível. 

O Heian Shodan é o primeiro kata da série Heian composto por 21 kyodos (movimentos) sendo nove defesas na postura Zenkutsu dachi, quatro defesas na postura Kokutsu dachi e oito ataques na postura Zenkutsu dachi. O kiai acontece no 9º (migi jodan age uke) e 17º (migi chudan oi zuki) Kyodo. A linha de atuação é em forma de “I” e o tempo médio para execução é de quarenta segundos. 

“Neste kata, as técnicas são o bloqueio superior contra o ataque à cabeça e o bloqueio com a mão em espada contra o ataque ao meio do corpo (chudan shuto uke). Como este é o primeiro kata a ser aprendido, é importante treiná-lo em movimentos com os pés e seguindo a linha de atuação. Em particular, objetive o domínio da posição frontal e dorsal, enquanto se familiariza com os aspectos essenciais do soco direto, de arremesso.”

“O objetivo deste kata é desenvolver um trabalho de base firme e golpes potentes, sem a preocupação com outros parâmetros, como agilidade ou combinação de golpes a um só tempo.”

“Seu ritmo é cadenciado e cada golpe é executado há um tempo próprio e independente. Apenas no quarto movimento do kata, o golpe kentsui, possui o tempo de recuperação mais curto, que é o hidari Ken chudan oi zuki ou soco avançado como o punho esquerdo.”

Este kata pertence ao estilo shotokan e é treinado pelo faixa branca, aluno que esta começando a aprender karate-dô.

Imagem do site: iskfedmonton.ca

Fonte: 
NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karate – Visão abrangente-práticas. Vol.1
Imagem do site: iskfedmonton.ca